Reação

reação

 

Por Swāmi Chinmayānanda

P.: Me parece que a afirmação “Não se deve reagir a coisa alguma” pode ser impraticável na vida diária. Eu tenho cruzado com várias situações onde procurei não reagir e eventualmente encontrei inquietações cada vez maiores na minha mente. Já em outras ocasiões, quando eu reagi, encontrei soluções definitivas para os problemas.

R.: Você compreendeu mal o sentido do termo “reagir”. Você deve participar da vida. Você deve envolver-se nos desafios da vida. Nós não lhe pedimos para fugir de suas responsabilidades nem escapulir dos problemas do dia a dia. Mas o que nós vamos lhe sugerir é não carregar o árduo fardo do passado em suas costas. Largue seu passado, aprumes seus ombros, solte os músculos e alegremente encare seus problemas do dia-a-dia. Isto chama-se “agir”.Quando você arrasta as suas memórias passadas para o presente e tenta agir com uma mente agitada acorrentada ao passado, então você se torna ineficiente, incompetente e severamente prejudicado. No enfrentamento dos seus problemas você apenas está misturando as coisas. Isto é o que se chama “reagir”.

P.: Existe destino e, caso exista, ele representa a parte principal da vida? Nós podemos alterar o destino?

R.: O presente é soma total do passado e o futuro será o passado tornado presente. O passado atuando no nosso corpo, mente e intelecto é chamado “destino”. O que nós inteligentemente fazemos para nos aperfeiçoarmos é conhecido como a “ações deliberadas” – guiadas por nosso livre-arbítrio. Este livre-arbítrio pode alterar, embelezar, aprimorar ou dininuir nosso destino.

* Revista Mananam, janeiro e outubro de 1983, tradução de Marco André.

artigo retirado do site: www.vidyamandir.org.br