Īśvara deriva da raiz sânscrita īś, acrescida do afixo vara. Īś significa “dirigir, dominar, comandar”. O acréscimo do afixo vara a is produz Īśvara, que significa “aquele que dirige, que domina, que comanda”- em outras palavras, o Senhor .
Como um indivíduo, na criação, estou bem ciente de que sou limitado, pelo espaço, tempo e pelo fato de que sou diferente de todos os outros seres e objetos. Mais ainda, sei que não sou o autor desta criação. Não causo as estações do ano, nem coloco o sol, a lua e as nuvens no céu. Com uma curiosidade intelectual natural, faço então a pergunta: “Quem é o autor dessa criação, uma criação que observo ser ordenada e inteligente?”
Por trás de cada objeto criado há uma causa, um ser inteligente, que tem o conhecimento e a habilidade de criá-lo. Este criador inteligente é chamado de causa eficiente. O mesmo deve ser verdade para o objeto chamado criação. Ela também deve ter uma causa eficiente, um ser que a criou. Este ser é Īśvara.
Existe outra causa igualmente importante para qualquer criação – a matéria a partir da qual é feita. Veja, por exemplo, o pote de argila. Por trás de sua criação existe um oleiro inteligente e habilidoso, que é a sua causa eficiente. Além disso, distinto do oleiro, há o material a partir do qual foi feito o pote, isto é, a argila. Sem ambas as causas, material, a argila, e eficiente, o oleiro, o pote de argila não pode existir.
No caso da criação objetiva inteira, o Senhor, Īśvara, não é apenas a causa eficiente, mas é também a sua causa material. Se esse não fosse o caso, surgiria a pergunta: “Se a matéria da criação é distinta de Īśvara, então quem fez a matéria: de onde ela provém ? “. Esta pergunta sempre leva a uma regressão ao infinito.
O exemplo do sonho mostra como alguém pode ser tanto a causa eficiente, quanto a material da criação. Como o Sr. Sonhador, eu sou o autor do meu sonho – a causa eficiente. Mas também sou a própria matéria a partir da qual meu mundo onírico foi criado – a causa material. Sendo tanto a causa eficiente, quanto a material do sonho, nunca posso ser dele separado. O mesmo ocorre com a criação objetiva. Porque o Senhor é tanto a causa material, quanto a eficiente da criação, não pode haver distinção entre Ele e Sua criação. A criação existe em Īśvara. Por isso, posso invocar o Senhor em qualquer forma que eu escolha, porque o Senhor nunca está fora de qualquer parte de Sua criação.
artigo retirado do site www.vidyamandir.org.br