sânscrito I


Curso Básico de Sânscrito I (alfabetização)

O Sânscrito é uma língua clássica da Índia que influenciou consideravelmente os idiomas ocidentais. É uma das línguas mais antigas da família indo-européia. A palavra Sânscrito significa “aquilo que foi bem feito”. Um outro nome para essa língua é Devabhaśa. Etimologicamente, essa palavra significa “uma língua que é reluzente”; numa acepção mais popular, seu significado seria “a língua dos Deuses”.

O Sânscrito é uma língua foneticamente precisa, em que cada som é representado por um único símbolo. Cada som é precisamente definido em relação ao local onde o som é articulado e também ao tipo de esforço necessário para pronunciar a letra. A escrita usada é o devanāgarī, que significa “a escrita da cidade dos Deuses”.

Há nessa língua a possibilidade do uso de 2.200 raízes verbais para gerar um rico e vasto vocabulário. As palavras são formadas pela adição de prefixos e sufixos, de acordo com regras bem definidas. Panini (IV a.C.) foi o primeiro gramático do Sânscrito, autor de um tratado lingüístico chamado Aśthadhyayi. Obra composta de 3.959 sūtras (aforismos) distribuídos em oito capítulos e cada um deles se subdivide em quatro seções. O seu trabalho é altamente sistemático e técnico, com regras perfeitas, empregando bastante o uso da metalinguagem.

O conhecimento do Sânscrito é a chave para a sagrada literatura indiana, como também para qualquer outra forma de estudo na tradição indiana. Para o estudante do Vedānta e Yoga, essa língua clássica é um caminho para desenvolver uma mente lógica, livre de falácias, como também uma preparação para o contato com os textos tradicionais.

O curso de Sânscrito I visa a compreensão da pronúncia, escrita e leitura do sânscrito. Os alunos terão contato com os princípios básicos da língua, possibilitando assim um maior conforto e entendimento do devanāgarī.

duração: 12 encontros de 1:20h